Olá!

Seja bem vindo ao Geofácil.








Este blog foi desenvolvido para o trabalho da disciplina de Geografia e áreas afins com estudantes do Ensino Básico. Caso necessite de algum gabarito ou outras informações, o e-mail é sergiogta2007@hotmail.com

Que Deus abençoe poderosamente a sua vida



Seguidores

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Quem Sou

Quem Sou? (Assunto: Hidrografia)
01- Responsável pela fertilização de grandes lavouras de cereais, esse famoso rio atravessa os EUA de norte a sul. Deve ser por isso que tanto aparece no folclore norte – americano, principalmente nas canções religiosas dos negros. Unido ao rio Missouri, representa uma das principais bacias do mundo. Ao longo de seus 3778 km, vai surpreendendo os olhos com suas quedas d água e corredeiras, desembocando no golfo do México. Na primavera ocorrem as enchentes, devido ao derretimento das neves no norte do país.

02- Entre os Estados Unidos e o Canadá, esses cinco lagos formam o maior conjunto de água doce do mundo, com 246 mil km². Elas comunicam-se entre si de forma natural e por alguns canais construídos. É La que ficam as famosas cataratas do Niágara, as maiores do mundo. Agora imagine só essas enormes cataratas e toda essa água congelada! É bem assim que ficam no inverno.

03- É o maior do mundo em todos os aspectos: I. Tem a maior bacia hidrográfica; II. Tem a maior extensão (6868 Km); III. Por ele corre um quinto do volume de água doce de todo o planeta. Nasce no Peru, nos Andes, em geleiras que vão derretendo. Core através de toda a Amazônia brasileira, desembocando no Oceano Atlântico. E é nesse momento, quando a maré está alta que dá um show conhecido como “pororoca”: enormes e lindas ondas enchem os olhos de quem pode ver.

04- Com fama de romântico, tem inspirado grandes músicos e pintores dos últimos séculos. É uma das principais vias de transporte da Europa. Passando por 10 países e recebendo 300 afluentes, é controlado por uma comissão internacional que luta para despoluir seus 2960 km de extensão. É curioso que nasce numa floresta chamada Negra e desemboca num mar também chamado Negro.

05- Os ingleses o batizaram com um nome que significa “rio da Vila Yang”. E “yang” significa tudo aquilo que cresce e se expande. Entre os chineses, ele é conhecido como Chan Chiang, que significa “Rio Comprido”. Não é para menos: nasce no Tibete, e em seus 5500 km e extensão, passa por grandes cidades como Nankin e Xangai, desembocando no Oceano Pacífico. Ele fertiliza terras chinesas, onde arroz, chá, trigo, algodão e soja são cultivados.

06- Esse rio nasce no alto da Cordilheira do Himalaia, perto da divisa da Índia com a China. É sagrado para 350 milhões de hindus (aliás, os hindus consideram toda a natureza sagrada). Curioso é saber que apesar dos hindus jogarem corpos e cinzas de seus mortos no rio, eles bebem de suas águas e não se contaminam. Pelo contrário, segundo a crença, a água do rio os purifica. Ele fertiliza generosamente as planícies onde é navegável e onde a densidade populacional é enorme.

07- É o lago mais alto do mundo. Fica na fronteira da Bolívia com o Peru, a 3000 metros acima do nível do mar. É sagrado para os índios Aimarás. Na sua língua, ele significa “toca dos pumas”. O puma é um animal sagrado para os incas: povo muito sábio que construiu belíssimos monumentos como o templo Pilcocayna, na ilha do Sol. Com a colonização espanhola os pumas passaram a atacar o gado das fazendas e foram abatidos. Hoje, estão praticamente extintos. Curioso é ver, no lado peruano, uma ilha flutuante feita de juncos, com 2 metros de espessura, onde vivem pessoas.

08- Estende – se por terras da Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Brasil. seus principais rios são o Paraná, o Paraguai e o Uruguai, que nascem no Brasil. Esses rios desembocam no rio da Prata que banha Buenos Aires, capital da Argentina e Montevidéu, capital do Uruguai. Esses três rios são muito importantes na vida sul – americana: as quedas d água do rio Paraná geram grande quantidade de energia elétrica (é por lá que fica Itaipu); o rio Uruguai fertiliza uma rica região agropecuária e serve como limite entre Brasil e Argentina e entre Argentina e Uruguai; já o rio Paraguai é excelente para a navegação, pois corre em uma planície.

09- No antigo Egito era como um deus que da vida, pois em meio ao deserto, é o único rio perene. Um passado de mais de 5000 anos está registrado em suas margens, através de grandes monumentos. Alem de fertilizar a terra, com seus 6671 km, é uma importante vida de transporte do povo local que deposita em suas águas a esperança do futuro de cada colheita. É uma pena que suas águas são muito poluídas e por isso, abrigam um parasita, chamado bilharzia, que penetra na pele do banhista, afetando o fígado e a visão.

10- Imagine um cenário para o surgimento das antigas civilizações que você estuda em história: assírios, babilônicos, sumérios... Você sabe que esses povos viveram em regiões desérticas do Oriente Médio. E, no entanto, conseguiram desenvolver importantes civilizações graças ao rio e seu principal afluente, o Tigre. Os únicos que resistem ao deserto, oferecendo suas águas o ano todo no meio daquela aridez. Isso tudo esta na região da antiga Mesopotâmia que, em grego, significa “terra entre rios”. Devemos muito àqueles povos, pois por lá que surgiu o primeiro alfabeto. Da pra ter uma pequena idéia da importância econômica e histórica desse rio.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013


"Plano de Aula"
Tema: A organização política do Brasil e o papel dos poderes execultivo e legislativo.
Público alvo: Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Atividades sobre o vídeo 02 - A Escolha é Sua - Presidente e Governadores

Pesquise ações e medidas implementadas pelos dois últimos presidentes (mandatos concluídos) elaborando um quadro comparativo.
Diferencie chefe de estado de chefe de governo.
Diferencie monarquia e república.
Diferencie parlamentarismo de presidencialismo.
Você alteraria o sistema político brasileiro? Como?
Segue abaixo o link para o vídeo original da TV Câmara
Vídeo 02: A escolha é sua - presidentes e governadores
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/DOCUMENTARIOS/173320-A-ESCOLHA-E-SUA-2:-PRESIDENTE-E-GOVERNADORES.html

A Organização Política do Brasil - Poder Legislativo e Execultivo

"Plano de Aula"
Tema: A organização política do Brasil e o papel dos poderes execultivo e legislativo.
Público alvo: Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Atividades sobre o vídeo 01 - A Escolha é Sua - Deputados e Senadores:

Pesquisar o nome de senadores e deputados (em caso de um número muito grande, selecionar alguns) do seu estado.
Citar e descrever um projeto elaborado por um desses nomes citados na questão anterior.
Qual é a relevância desse projeto?
Que emenda faria ao projeto?




Segue abaixo o link para acesso aos vídeos originais da TV Câmara
Vídeo 01: A escolha é sua - deputados e senadores
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/DOCUMENTARIOS/191888-A-ESCOLHA-E-SUA-1:-DEPUTADOS-E-SENADORES.html

Animação Soviética sobre a Guerra Fria

Se preferir assistir pelo youtube o endereço está aqui embaixo. Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=N4lZ0PGTpes